Quem passa pela avenida João César de Oliveira, nas proximidades do encontro com a Via Expressa, já pode perceber a grande mudança na paisagem, com os avanços nas obras de construção do Terminal Sede. Presente no planejamento desde o projeto original, concebido ainda em 2013, o equipamento é essencial para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM), uma vez que, sem ele, não seria possível a conexão entre os principais corredores de transporte.
De acordo com o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, trata-se de uma das obras mais importantes para a implantação do SIM. “O Terminal Sede é o coração operacional do sistema, por sua localização estratégica no entroncamento entre os corredores Norte–Sul (avenida João César) e Leste–Oeste (Via Expressa), facilitando também a integração com o transporte metropolitano”, explicou.
Além disso, há a possibilidade de que, em breve, a linha 1 do Metrô seja estendida até aquela região, com a instalação de uma estação próxima ao viaduto Beatriz — proposta defendida publicamente pela gestão municipal de Contagem. “Com isso, teríamos uma conexão também com o transporte sobre trilhos, o que beneficiaria não só os cidadãos de Contagem, mas ainda das demais cidades próximas, que teriam mais uma opção de deslocamento para circular por Contagem e acessar Belo Horizonte”, reforçou Rodrigo Tomaz.
Com previsão de entrega em dezembro de 2025, os trabalhos no Terminal Sede continuam avançando em ritmo acelerado. Recentemente foi iniciada a implantação da infraestrutura viária apropriada, incluindo serviços de terraplenagem e execução de pavimento rígido e asfáltico, fundamentais para suportar o tráfego constante de ônibus. Do investimento total estimado, de aproximadamente R$ 43 milhões, mais de R$ 21 milhões já foram executados até o momento.
O Terminal Metropolitano apresenta estágio mais avançado, com a cobertura totalmente instalada e a parte dos forros das marquises em alumínio composto (ACM) em fase final de conclusão. Já no Terminal Municipal, a cobertura também está finalizada, e a instalação dos forros em ACM está prevista para os próximos dias. Neste momento, está em execução a etapa de infraestrutura viária do terminal, incluindo serviços de terraplenagem, implantação de pavimento rígido e pavimentação asfáltica.
“A proposta é promover todas as intervenções mais importantes no terminal enquanto estamos no período de férias escolares, causando menos impactos no trânsito. As obras estão fluindo muito bem, indo mais rápido do que o esperado, e isso nos anima bastante, tendo em vista que este é o principal terminal para o funcionamento de todo o sistema”, afirmou Rômulo Perilli, secretário de Obras de Contagem.
Sistema Integrado de Transporte - SIM
Para entender o Sistema Integrado de Mobilidade, é preciso lançar um olhar mais abrangente sobre a cidade e sua posição no contexto da Região Metropolitana. Com mais de 620 mil habitantes, o município enfrenta os desafios de um sistema de transporte público fragmentado e ultrapassado, que não acompanhou o crescimento populacional, agravado pelo fato de Contagem ser cortada por duas rodovias federais (BR-381 e BR-040).
Além disso, a cidade faz limite com Belo Horizonte, Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Ibirité, absorvendo boa parte do tráfego de veículos em suas principais vias e recebendo um número considerável de passageiros desses municípios. Nesse contexto, o SIM representará um salto inédito em qualidade e atendimento aos usuários do transporte público, com linhas alimentadoras atendendo todos os bairros, linhas troncais circulando em faixas exclusivas ou prioritárias, e integração com o transporte metropolitano e o Metrô.
A expectativa é que o novo sistema reduza a quantidade de ônibus em circulação nos principais corredores, melhorando também o trânsito para quem utiliza automóvel próprio. Com uma rede mais ampla, moderna, sustentável, eficiente e alinhada às necessidades da cidade, a tendência é a redução no tempo de deslocamento no transporte coletivo. Além disso, o SIM permitirá que o usuário se desloque entre diferentes regiões da cidade pagando apenas uma tarifa.